quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Chuva - como medir?

Usualmente encontramos informações ligadas a quantidade de chuva. Até nos jornais televisivos, impressos, revistas, sites de previsão de tempo, todas as informações de chuva costumam estar expressas em MILÍMETROS (mm). Todos nós conseguimos saber quando chove mais forte, mais fraco, por um maior ou menor período...

Mas como precisar estas informações? Como medir o quanto choveu? Como é que a chuva pode ser expressa numa unidade de comprimento (mm)?

Para entender, vou explicar brevemente a idéia principal de como se mede a chuva.


Existem vários aparelhos para medição de chuva, no entanto todos seguem a mesma teoria, o mesmo princípio de amostragem.

O princípio é de que só podemos medir a chuva que cai em uma pequena área, por exemplo, na boca de um balde. A partir dessa pequena amostra, extrapola-se para áreas maiores, chegando a uma bacia.

Abaixo está uma ilustração da utilização de um balde de plástico como pluviômetro (instrumento de medir chuva).

A idéia é simples: quando botar o balde pra pegar a chuva, cronometrar o tempo em que ele está recebendo chuva. Quando tirar o balde da chuva (ou quando a chuva acabar), pare o cronômetro. Esse tempo vai servir pra calcular a intensidade da chuva, que vou explicar num outro post. Depois, meça o volume que coletou (num copo graduado, pipeta, algum recipiente com medida de volume). Esse volume deve ser dividido pela área da boca do balde, restando assim a resposta em altura de água.

Exemplo: choveu 200 ml no meu balde, que tem uma boca de diâmetro 40 centímetros. A boca do balde tem área de 1.257 cm² (pi.d²/4), que é igual a 125.700 mm² . 200 mililitros são 200.000 mm³. 200.000 mm³/125.700mm² = 1,591 mm.

Por outro lado, a unidade de altura da chuva em milímetros é equivalente a litros por metro quadrado. Porquê? Porque se tivermos uma altura de um milímetro sobre um quadrado de um metro de lado (um metro quadrado), como o milímetro é a milésima parte do metro, o volume dessa água seria um milésimo do metro cúbico. Como um metro cúbico são mil litros, então um volume de um metro quadrado de área e um milímetro de altura é igual a um litro sobre uma área de um metro quadrado.Ou seja, falar de milímetros de chuva é igual a falar do mesmo número de litros por metro quadrado.Assim, tanto se pode dizer que choveu num dia 21 milímetros (21 mm), como dizer que choveu 21 litros por metro quadrado (21 l/m2, ou 21 L/m2).

Iremos prosseguir na próxima postagem com o conceito de intensidade, incluindo assim o tempo que cronometramos.

Nenhum comentário: