sábado, 18 de outubro de 2008

Intensidade

Antes de prosseguir com o cálculo da intensidade de chuva, gostaria de registrar que esse site é monitorado pelo google analytics. Com isso, consigo receber um relatório de como as pessoas chegaram nesse site. Isso é muito útil pra mim, pois estou vendo o que as pessoas procuram no google para chegar até aqui. Portanto, irei usar isso como uma forma de interatividade com o leitor ocasional. No próximo post responder algumas possíveis dúvidas dos visitantes.

-------------

Intensidade de chuva: nada mais é do que a altura de chuva dividido pelo tempo em que foi medido esta altura. Lembra no post anterior que eu falei que era pra cronometrar o tempo que você estava medindo? Então, era pra calcular a intensidade. Sabemos que durante o mesmo tempo pode chover mais forte ou mais fraco. É esse o conceito de intensidade. Quanto maior a intensidade, mais água cai por unidade de tempo.

Para calcular a intensidade, então, apenas dividimos a altura de chuva (calculada no post anterior) pelo tempo cronometrado. Então teremos os milímetros por segundo, minuto ou hora. A unidade mais usual para representação é o milímetro por hora (mm/h). Para obter a altura em mm/h apenas convertemos o tempo cronometrado em hora, e daí dividimos a altura por esse tempo.

Caso surjam dúvidas, comentários, sugestões, peço que comentem este post!

Um abraço.